segunda-feira, 12 de março de 2012

Um novo olhar...




Pelas ruas do centro de Porto Alegre, muitas pessoas passam e se veem, mas não se enxergam, se esbarram, mas não se tocam. Levadas pela pressa ou pela insegurança compõem o quadro social marcado pelo individualismo e hedonismo. Em meio a tantas vozes apelativas do comércio, gritam, silenciosamente, tantas vidas de crianças e adolescentes que tem a rua como moradia ou sobrevivência. Porém, nem sempre são vistos e, não raro, relegados ao esquecimento.
Como Educador Social de Rua posso compreender a cidade, o ser humano e o mundo, através de um novo olhar. Por meio de uma escuta sensível, acolhida, coração aberto e consciência crítica posso participar do universo interior de cada criança e adolescente que é abordado. Cada vínculo estabelecido desperta em mim a coragem e a ousadia de não apenas questionar para obtenção de números estatísticos ou informações cadastrais, mas poder saber a respeito dos diversos tipos de medos e riscos que estes enfrentam na complexa situação de rua, bem como, poder devolver os sonhos que outrora foram adormecidos ou perdidos por suas diversas razões.
É muito bom ser profissional de uma instituição civil séria e comprometida, que articulada com a vasta rede de Assistência Social e vinculada a uma Política Pública Nacional tem por objetivo a defesa dos direitos fundamentais da criança e adolescente em situação de rua, bem como o favorecimento para seu desenvolvimento familiar e social.
Aos meus colegas de trabalho, minha eterna gratidão, pela paciência e disponibilidade em responder minhas constantes dúvidas, seja na realização da abordagem, como no trabalho burocrático. Sinto-me honrado por integrar esta equipe de vanguarda.
Na AICAS posso crescer enquanto profissional e ser humano. Ainda que venham as frustrações, alimentarei sempre a esperança de que todo homem, em qualquer etapa de seu ciclo vital, pode ser feliz e realizado.
Marcus Vinícius.

Nenhum comentário:

Trabalho Educativo