quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Seminário Situação de Rua e Saúde Mental

Seminário Situação de Rua e Saúde Mental:
Construindo ações integradas para a Política de Atendimento
26 e 27 de setembro 2011 na SOGIPA

O Seminário aconteceu como resultado de um processo de debate, discussão dos serviços, demandas e atendimentos da rede. Deste processo, sentiu-se a necessidade de ampliar a discussão e pensar políticas para melhor atender nossos sujeitos: as crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias
Desta forma, o objetivo deste seminário foi de articular diálogos, possibilitar a socialização de experiências e provocar o debate teórico e das práticas de ação, entre as instâncias municipais e as representações da sociedade civil, no sentido de promover interlocuções sobre as políticas públicas que têm como princípios o enfrentamento à situação de rua e na ênfase às questões relativas à saúde, em particular à saúde mental, nos territórios de Porto Alegre e da Região Metropolitana.
A organização ficou com o Fórum Inter-Rua, da qual a AICAS está na Coordenação e Fórum Metropolitano sobre a situação de Rua/Granpal. Foi organizada uma Comissão Consultiva, composta por representantes das Secretarias da Saúde, Juventude, Educação, Fundação de Assistência Social e Cidadania, pelos núcleos do Programa Ação Rua Aicas/Centro, Acompar/Norte e Noroeste e Fé e Alegria/Ilhas e ainda, pela Secretaria de Coordenação Política e Governança Local.
Na primeira noite, dia 26/09, teve uma apresentação Artística dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo. Em seguida abertura e a conferência de abertura com o Dr. Professor e psicanalista Antonio Lancetti, compartilhando experiências e reflexões na área da saúde mental. Na terça-feira, dia 27/09, como tentativa de debater e construir propostas para ações integradas houve um painel com a apresentação de dados da Saúde Mental e da Situação de Rua nos municípios que compõem a Rede GRANPAL. Além disso, 04 plenárias abordaram diversos olhares sobre a Rede de Saúde, Serviços, Estratégias, Articulação em Rede e Ações Sócio-Educativas e Assistenciais.
No final, como resultado das plenárias, construiu-se um documento com as proposições das Plenárias, e que será remetido para os Gestores Municipais, Ministério Público, Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, da Saúde e da Assistência.
O Núcleo do Programa Ação Ruas da nossa Instituição participou ativamente de todas as atividades, seja na organização, coordenação, como relatores e painelistas das plenárias.
          Veja o vídeo com algumas fotos das atividades do Seminário:

           

Trabalho Educativo