terça-feira, 22 de novembro de 2011

Meu estágio no Brasil


Meu nome é Salome Kaiser, sou natural da Alemanha e estou fazendo intercâmbio na PUCRS, cursando Serviço Social neste semestre.

Estou fazendo meu estágio com a equipe do Programa Ação Rua, na AICAS, que me acolheu muito bem em sua equipe. Nos primeiros dias, a equipe se apresentou e também o trabalho que fazem. Em seguida, fomos à rua, onde eu pude conhecer o seu território de abordagem que é a região central da cidade de Porto Alegre.

Os educadores sociais fazem a abordagem das crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade. Eles se dividem em duplas dentro do mesmo território.

Já faz um mês e meio que estou estagiando aqui e aprendi muitos aspectos sobre o trabalho com crianças e adolescentes em situação de rua, sobre a abordagem, e também como a AICAS faz seu trabalho na rede social das instituições. Os membros da equipe me explicam muitas coisas, algumas vezes com muita paciência, porque me faltam as palavras na Língua Portuguesa. Certamente que não entendo tudo, por causa da língua, especialmente quando temos reuniões, onde acaba a minha concentração.

Espero que até o final do meu estágio eu possa entender muito mais.  Este estágio me dá a possibilidade de ver como é o trabalho do assistente social em um país estrangeiro, como as pessoas trabalham aqui, ou seja, quais são os instrumentos e métodos que usam no processo do trabalho. Também posso ver outra realidade, pois estou morando e fazendo um estágio aqui, que é diferente de alguém que está em Porto Alegre, de férias. Sinto-me muito bem nesta equipe e estou feliz, pois posso ficar mais tempo fazendo meu estágio aqui no Programa Ação Rua.

                                   Salome Kaiser

Estágio na AICAS


Sou Adriane e estou fazendo estágio na AICAS. Acredito que o mundo necessita de promotores da paz, da justiça e da igualdade. Na AICAS esse time é formado por educadores, colaboradores e pessoas que buscam ensinar com exemplo e atitude, interagindo e somando forças através das áreas que atuam. É nesta equipe que compartilho algumas experiências e alguns momentos de minha vida.

A experiência na AICAS está sendo de grande valia. Cresço, ao conviver com o grupo de mulheres na oficina de culinária. Esta oficina é, para elas, um meio de aumentar a renda familiar.

Estar em um grupo assim que quer crescer e buscar um espaço na sociedade faz com que eu também dê o valor ao que sei, e olhar de modo diferente a busca diária das pessoas que encontro, em especial as mulheres, consideradas o sexo frágil e, muitas vezes, exploradas pelo trabalho que fazem ou pelo que pensam.

Alegro-me muito em pertencer a um espaço onde não há só necessidade de ensinar algo como forma de renda, mas que com este fim, pode-se também crescer humanamente através do diálogo e da escuta durante a formação, possibilitando relações mais fraternas.



Trabalho Educativo